segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Recíprocas Estratégias de Ensino


Ensino recíproco é melhor representado como um diálogo entre professores e alunos em que os participantes se revezam assumindo o papel de professor. ~ Annemarie Sullivan Palincsar

A leitura é talvez uma das ferramentas mais importantes para ganhar conhecimento. Esqueça os alunos que frequentam a escola, por vezes, muitos dos adultos também não conseguem captar informações suficientes a partir do texto que lêem. Leitura com compreensão é um hábito que precisa ser assimilado em estudantes em uma idade jovem. Estudantes jovens que vão precisar ser um ensinou a importância da leitura concentrada e construtiva, e, portanto, os professores muitas vezes fazem uso de técnicas de leitura e vários métodos de ensino que ajuda os alunos. Uma dessas técnicas é a técnica de ensino recíproco, que é uma técnica de reparação, que visa desenvolver e reforçar a compreensão da leitura. Leia também sobre técnicas de estudo, para obter mais informações sobre este assunto.

O que exatamente é a técnica de ensino recíproco?

De acordo com Palincsar, que introduziu esta técnica, a definição formal de ensino recíproco é a seguinte: o ensino recíproco refere-se a uma atividade de instrução que ocorre na forma de um diálogo entre professores e alunos sobre os segmentos de texto que é estruturado através da utilização de quatro estratégias: resumindo, a questão de geração, de esclarecimento, e previsão. De acordo com Palinscar, durante o ensino recíproco, o professor e os alunos se revezam assumindo o papel do professor na condução deste diálogo, o que leva a uma experiência interessante grupo de aprendizagem.

As estratégias básicas de ensino recíproco

Existem quatro estratégias básicas de ensino recíproco, que, se aplicadas durante a leitura, pode melhorar a compreensão e permitir máxima apreensão de informações pelo aluno a partir do texto dado. Estas estratégias são como se segue:

Prever:

Esta é a fase onde os alunos são incentivados pelos professores para prever ou hipóteses sobre o que os alunos que o autor vai discutir no texto. Enquanto a previsão, os alunos muitas vezes têm de recorrer à conhecimento de fundo relativas ao tema de interesse, que eventualmente enriquece a experiência de aprendizagem, associando o novo conhecimento que eles vão se deparar no texto com o conhecimento já possuído. Além disso, isso ajuda a melhorar a compreensão dos alunos da estrutura do texto à medida que aprendem a finalidade de títulos, subtítulos, e perguntas que são incorporados no texto e, portanto, são instrumentos úteis de antecipar informações.

Incentivar os alunos a pensar sobre as seguintes linhas:

* Eu estou olhando para o título e outras pistas visuais que estão aparecendo juntamente com o corpo do texto na página. O que eu acho que vai ser ler sobre?

* Pensar que tenho lido e discutido até agora, o que eu acho que pode acontecer a seguir?

Resumindo:

Resumindo as informações importantes que você processar simultaneamente o texto ajuda os alunos a identificar e integrar a informação mais importante no texto. O comprimento do texto, após o que compactação pode variar de pessoa para pessoa. O texto pode ser resumido após algumas frases, parágrafos, ou através da passagem como um todo. Normalmente, ao fazer uso das técnicas de ensino recíproco, os alunos devem ser aconselhados a começar resumindo em níveis de frases e parágrafos. À medida que dominar a técnica, eles podem tornar-se proficiente o suficiente para integrar nos níveis de parágrafo e de passagem.

Incentivar os alunos a pensar sobre as seguintes linhas:

* O que o autor quer que eu lembrar ou aprender com esta passagem?

* Qual é a informação mais importante nesta passagem?

* Quais são as questões válidas e lógicas que podem ser formuladas sobre o texto?

Pergunta geradora

Como estudantes, estamos sempre ensinou a questionar tudo desde perguntas leva a mais e mais informações. A técnica de questionamento reforça a estratégia de síntese, tendo a compreensão do leitor para o próximo nível de compreensão de leitura. Questionando exige que os estudantes para processar e identificar a informação que está presente para eles e ainda analisar a sua importância para gerar uma pergunta válida, que pode responder a si mesmos. Esta estratégia tem uma grande vantagem de flexibilidade já que os estudantes podem ser ensinadas a gerar perguntas em muitos níveis.

Incentivar os alunos a pensar sobre as seguintes linhas:

* Que pergunta que eu tenho sobre o texto que eu li?

* Quais são os conceitos na passagem que eu não compreender plenamente ou estou inseguro sobre?

* Estou curioso sobre 'fulano de tal "coisas mencionadas no texto

Esclarecer

Esclarecimento de quaisquer dúvidas ou perguntas sobre o texto, como e quando você estiver lendo isso é muito importante para a compreensão da leitura. É particularmente importante ao trabalhar com alunos que têm uma história de dificuldade de compreensão, uma vez que, por vezes, os alunos podem acreditar que o propósito da leitura está dizendo as palavras corretamente ao invés de compreender o significado subjacente do texto escrito. Quando você pedir aos alunos para esclarecer um conceito particular no texto, sua atenção é trazido para o fato de o texto não está sendo compreendido. Os alunos, então, pensar nas razões pelas quais há dificuldade ou incapacidade de entendimento. As razões podem incluir um novo vocabulário, palavras de referência pouco claras, e os conceitos ainda desconhecidos ou pouco difícil. A técnica de esclarecimento faz com que os alunos conscientes de tais impedimentos para a compreensão e encoraja-os a tomar as medidas necessárias para restaurar significado. Por exemplo reler o texto ou procurar palavras difíceis ou pedir ajuda tende a restaurar significado do texto previamente un-entendido.

Incentivar os alunos a pensar sobre as seguintes linhas:

* Uma das palavras do texto que eu não estava familiarizado com a era ...

* Que outras palavras ou conceitos adicionais eu preciso para mais esclarecimentos e uma melhor compreensão?

Como os alunos beneficiam de ensino recíproco

Os alunos envolvidos no processo de ensino recíproco tendem a aprender a arte de controlar a sua própria compreensão do material, que eles encontraram. Eles fazem isso através da geração de perguntas, esclarecendo conceitos e resumindo informações importantes do texto. O objetivo final do ensino recíproco é ajudar os alunos ativamente dar significado à palavra escrita, com ou sem um professor. As estratégias de ensino recíprocos não só auxiliar a compreensão da leitura, mas também oferecem oportunidades para estudantes de monitorar seus próprios processos de aprendizagem e de pensar. A estrutura do diálogo e as interações dos membros do grupo no sistema de ensino recíproco exige que todos os alunos a participar e promover relacionamentos saudáveis ​​e, portanto, ajuda a criar um ambiente de aprendizagem ideal. Não só o sistema de ensino recíproco beneficiar os alunos lentos, mas também normalmente alcançar ou acima de estudantes médios. Essa técnica também facilita peer-to-peer de comunicação como os alunos com mais experiência e confiança ajudar outros estudantes em seu grupo para decodificar e entender o texto. Os alunos que fazem perguntas mais estimular mais profundo pensamento e compreensão em seus colegas assim.

Como Ensino Recíproco pode auxiliar os professores?

Os professores que estão planejando adotar a técnica de ensino recíproco em seu currículo deve fazer os preparativos para o bem mesmo com antecedência. Um resumo completo com gráficos organizadores do questionamento, resumindo, esclarecer e prever estratégias é altamente recomendado para os professores a se acostumar com os meandros do ensino recíproco. Uma vez que o professor é bem versado com estas técnicas, o planejamento suficiente deve ser feito sobre o texto a ser fornecida para fins didáticos durante a fase de nascente ou de aprendizagem uma vez que os níveis de habilidade dos alunos devem ser levados em conta antes de escolher um texto desafiador.

Uma vez que o processo de ensino recíproco começa, um diário sobre o progresso dos alunos deve ser mantido para acompanhar o desempenho dos alunos. O sistema de ensino recíproco não só facilita os procedimentos de ensino de rotina, mas também ajuda o professor a compreender o nível de apego, e habilidades de compreensão global de cada aluno. Ouvir os alunos durante o diálogo é também um meio valioso para os professores para determinar se os alunos estão aprendendo as estratégias e beneficiando-los. Além disso, o professor pode verificar a compreensão dos alunos, pedindo aos alunos para responder às perguntas e escrever os resumos do texto. Os professores devem ter em mente que as fases iniciais do ensino recíproco exige monitorização contínua e avaliação do desempenho para descobrir o tipo de apoio as crianças necessitam. No entanto, os níveis de monitoramento pode ser menos freqüente que os alunos se tornam mais aptos a monitorar seu próprio desempenho e do progresso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário